8.7.11

ENTRE MINHOCAS E TATUS BOLA - HORTA DE ERVAS ORGÂNICA



Muitas vezes imagens valem muito mais que palavras.
É isso o que senti ao começar a escrever e selecionar as imagens registradas ontem (numa manhã fria) no viveiro de ervas orgânicas Sabor de Fazenda - Vila Maria, zona norte de São Paulo.
Confesso que minha preguiça era enorme de cruzar a cidade até chegar lá, mas não tive como recusar o simpático convite de Silvia Jeha, proprietária do viveiro que junto com sua irmã Sabrina recebiam dezenove crianças e jovens entre 8 e 14 anos participantes do curso de férias de três dias da Escola Wilma Kovesi de Cozinha.
Adorei a animação das crianças que faziam perguntas curiosas e não perdiam nenhum detalhe das explicações dadas por Silvia, Debora e Sabrina.
Quem as acompanhava era a professora da turma, Betty Kovesi, que se divertia como nós com as perguntas do tipo: você sabia que tatu bola é um crustáceo?
Eu disse que sim, sem saber disso e logo que cheguei em casa pude verificar no Google que a informação era correta.
O esperto jovem nos deu também a dica, " sálvia e manteiga dão um delicioso molho para massas".
Tão envolvido que era fazia pela segunda vez o curso e Silvia já podia fazer um prognóstico que aquele jovem daria um chefe "daqueles".
Mais tarde depois do tour entre ervas, minhocario, compostagem e entre minhocas e tatus bola foi servido um saboroso lanche com sanduíches, frutas, torrada com ervas, suco de couve com maracujá (genial) e um delicioso bolo de cenoura com chocolate acompanhado de chá de maçã com canela.
E, como última atividade e a mais legal de todas, foi a montagem de um vaso de erva para levar para casa, dentro de uma embalagem PET.
Dessa forma, de uma maneira lúdica e leve aprenderam sobre ervas aromáticas, sustentabilidade no jardim e na natureza além de se divertirem.
Para aqueles que perderam, a Betty nos informou que abrirá novas turmas em outubro (na semana do saco cheio) e nas férias de verão.
E, fiquem de olho nos diversos cursos que o viveiro proporciona ao longo do ano - o próximo de jardinagem gastronômica será dia 06 de agosto.





Essa é a Silvia Jeha, que detêm muito  conhecimento sobre ervas orgânicas e aqui para o Blog da Tutu ela nos  ensina como plantar uma erva dentro de um vaso PET




O tour pelo viveiro começou pelo berçário das mudas de ervas de uso culinário e medicinal;Silvia nos apresentou esse interessante saco para montar um canteiro de ervasBACSAC - ele existe em vários tamanhos e estão à venda no viveiro;



Essa é uma versão menor do BACSAC e na foto ao lado é apresentado uma outra opção de canteiro utilizando pneus que levam muito tempo para serem decompostos - a natureza agradece;



os lindos tufos de capucinhos, cujas as flores podemos decorar saladas. E vocês sabiam que suas folhas podem ser usadas para enrolar o charutinho árabe recheado com ricota e ervas? Débora nos contou que quanto mais amarela a flor, ela é mais picante;esses vasinhos com folhas que parecem salsinha , na verdade é cerefólio - erva ideal para temperar peixes, queijos e ovos.
Não tenho hábito de usá-la, mas sai decidida a introduzi-la na minha cozinha, além da segurelha - erva que é boa para prevenir contra os gazes provenientes de grãos;



adorei a forma como as mexericas forem apresentadas à mesa.
Sílvia falou que na sua casa as frutas são apresentadas de uma forma simpática - partidas ou já cortadas para que fiquem mais acessíveis.
uma das delicias que nos ofereceram no lanche foram as torradinhas de manteiga e ervas (já é um clássico do viveiro) que contêm manjericão, oregano fresco e seco, salsinha e cebolinha francesa além da manteiga;



aqui as meninas à mil e um finalizando o plantio dos vasinhos - algumas usaram luvas plásticas;
vejam só a alegria delas depois do trabalho cumprido;
que grupo mais bacana, cada um com seu vasinho na mão e todos prontos para por em prática tudo o que aprenderam no curso.
Na última foto da esquerda para a direita, no meio estão Sílvia, Sabrina e Tutu.
Nesse momento a Betty estava fotografando.Voltei de carona na vam das crianças com a Betty, muito feliz em ver e acreditar que é pela educação e plantio que as crianças começam a dar valor para aquilo que comem e dessa forma iniciam o aprendizado de como se alimentar melhor utilizando ervas aromáticas e respeitando à natureza.


ONDE
Sabor de Fazenda
Av. Nadir de Figueiredo, 395
Vila Maria - São Paulo
Tel. 11 2631 4915/11 2955 9400

Escola Wilma Kovesi de Cozinha
Rus Cristiano Viana, 224
Jardins - São Paulo
Tel. 11 3063 1592

  • fotos e filme de arquivo pessoal
.

4 comentários:

Anônimo disse...

Querida Tutu,
Demais!! Adorei nossa manhã na Sabor de Fazenda com as atividades do Projeto Dedinho Verde para a criançada do curso de culinária da Escola Wilma Kovesi. Delícia de texto.. Você registrou de uma forma divertida e apaixonante todos os momentos da visita!! Nota 10 para esta meninada! Interessados, animados e comprometidos!
Obrigada !!Obrigada!!"
beijo,
Silvia Jeha

tutu galvao bueno disse...

Oi Silvia, Você está de parabéns pelo lindo espaço e a bela acolhida que deu para a meninada do curso de férias da Wilma Kovesi. Já estou sonhando em voltar lá e saborear seus deliciosos chás e torradinhas de ervas recém colhidas da horta. Beijo à você e Sabrina, Tutu

zedabarranca disse...

Querida Tutu, gostaria de aprender fazer Bokashi...quero utilizá-lo em mudas de rosas!...Me ajuda aí...menina!!!

tutu galvao bueno disse...

Oi Zé, desculpe a demora, só estava aguardando a resposta da Silvia Jeha, do viveiro Sabor de Fazenda: "Tutu, nós não preparamos o nosso Bokashi. Não é uma coisa tão fácil e tem um cheiro bastante forte. O ideal é que ele fizesse o composto orgânico.Quem usa muito o Bokashi é o pessoal da Igreja Messiânica. O Élcio, agrônomo da Sspagro pode te informar mais sobre o Bokashi. O tel dele é 36454402.Outra opção para o seu leitor é ele entrar em contato com o Arno, dono da Roselândia, especialista em rosas, e ver com ele a melhor forma de adubo orgânico para roseiras.
O tel de lá é 11- 46162147 em Cotia." Abraços, Tutu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...