31.10.12

ALIMENTAR, AMAR, DAR - SOBREMESA VERMELHA





Como é bom ter amigas antenadas, daquelas que viagem e que trazem as novidades fresquinhas e que contam fatos com riquezas de detalhes. Pois minha amiga Carminha é assim: viaja muito para Paris e quando está lá ela se alimenta no fast food francês chamado Cojean, que tem o conceito de orgânico, de comidas frescas só servidas no horário do almoço. Fiquei pensando como seria bom ter esse modelo a cada esquina. Evitaria de ficar pensando em cardápios e combinações todo dia. E como é cansativo. Compraria a comida fresquinha para o jantar e cada refeição seria uma surpresa. Enfim, adorei o conceito e logo quis experimentar uma de suas receitas publicada em um pequeno livro. É uma sobremesa, com textura de suco servida em taça de vidro ou em algum copo baixo que tiver em casa. Bem refrescante para esses dias quentes. E aqui vai a receita.

MELANCIA FRAMBOESA E HORTELÃ COM AGAVE 
Para 4 pessoas

Ingredientes
900g de melancia
250g de framboesa frescas ou congeladas
2 colheres de sopa de agave (adoçante natural)
10g de folhas de hortelã
1 colher de sopa de suco de limão

Modo de preparo
1. Antes de bater reservar algumas framboesas inteiras e folhas picadas de hortelã;
2. Bater todos os ingredientes, coar e armazenar na geladeira até a hora de servir;
3. Colocá-lo em taças de vidro e decorar com as framboesas e folhas picadas de hortelã.

OBS: Agave é um adoçante natural extraído da planta Agave Azul. Encontrado em casa de produtos naturais ou em bons supermercados.

Aqui o carinhoso email de Carminha:

Tutu Ta boa?? Pois é resolvi ler mais sobre o Cojean e descobri coisas bem interessantes, alem das receitas.
Cojean é o sobrenome de Alain un chef que teve a idéia de dar uma mexida nos habitos dos parisienses na hora do almoço...(o cojean so abre para almoço), e criou o fast food frances com produtos bio e receitas diferentes...e tem como filosofia o mantra "alimentar, amar , dar.
Lá os produtos são de qualidade e as receitas simples e criativas. Estou experimentando varias...depois passo para você!!!
E ainda (achei isso sensacional) o que nao é vendido no dia é distribuído a 2 associações e uma fundação foi criada sob a proteção da Fundação da France, que que se chama "Nourrir, Aimer, Donner" (o mantra)
Vamos montar um Cojean por aqui???
Bjks
  •  foto arquivo pessoal
.

18.10.12

CHEGA DE BRIE COM GELÉIA - AGORA O MUST É BRIE SOBRE UM FAVO DE MEL

Achei o máximo esse aperitivo que experimentei alguns dias atrás em um casamento em que leva brie  sobre um favo de mel. A apresentação é incrível e o sabor nem é bom falar. A combinação do brie com mel é perfeita. A delicadeza do queijo se mistura com o doce do mel e com a crocancia das torradas.

Descobri que é um aperitivo muito prático de preparar quando me deparei com um favo de mel numa casa de produtos naturais. Na verdade é só juntar dois ingredientes, mais a torrada. Vale lembrar que ao partir o queijo com a faca você deve dar uma raspadinha no favo para retirar uma pequena quantidade de mel antes de colocar na torradinha. Delícia!

Com essa receita inicio um novo marcador no Blog só de aperitivos. Dêem uma olhada nos aperitivos anteriores como as abobrinhas do Francis Mallmann e a Burrata com tomatinhos do Ottolenghi.



 Favo comprado na loja de produtos orgânicos Apanã
  • foto arquivo pessoal
  • dedico essa postagem ao Lu e Paulinha, queridos primos 
  • receita inspirada no bufê de Renato Aguiar
.

14.10.12

CRIANÇA NA MESA - MEU PRATINHO SAUDÁVEL




No feriado do dia 12 de outubro - dia da criança foi dada a largada ao projeto "Meu Pratinho Saudável" com lançamento no Parque do Ibirapuera, São Paulo. O projeto voltado para crianças de 6 meses a 10 anos de idade visa a promoção da alimentação infantil. No evento foram dadas dicas de alimentação saudável, orientação e distribuição de cartilhas, jogos e dinâmicas com a presença de artistas e personagens infantis além de avaliação nutricional para os adultos.

“Meu Pratinho saudável” representa um avanço em relação à pirâmide, pois é de mais fácil compreensão. Ao visualizar a imagem do prato, as pessoas percebem rapidamente quais são os alimentos e proporções que devem comer, pois mostra de forma simples como montar refeições nutricionalmente equilibradas dentro e fora de casa.

Criado pelo Instituto do Coração (Incor) e Instituto da Criança --HCFMUSP, em parceria com a Latinmed, o programa conta com um site informativo, e um aplicativo gratuitopara smart fone em que você pode montar e fotografar todas as suas refeições e compartilhar com outras pessoas.

Ele visa contribuir para a redução dos níveis de desnutrição e obesidade infantil.



Uma das atividades que presenciei foi um quebra cabeça com a pirâmide alimentar. Outra atividade era com alimentos em resina em que a criança tinha que montar um prato saudável usando esses alimentos. A nutricionista que assistia dava as orientações e melhores combinações de pratos (como podemos ver duas fotos acima, no prato contendo macarrão, carne, alface, tomate e pepino).

Outra atividade em que as crianças se entreteram foi aquela em que tinham que escolher o lanche que queriam levar para a escola e pintar com lápis de cor. Novamente a intervenção da nutricionista era providencial para orientar a ingestão de frutas e alimentos lacteos nos intervalos das refeições.





Os próximos eventos acontecerão dia 16 de outubro no metro das Clinicas, 8:00 as 17:00h,  e dia 17 de outubro no metro da Sé, das 8:00 as 17:00h. Mais informações no site: www.meupratinhosaudavel.com.br 
 www.incor.usp.br
  • dedico essa postagem ao Paulo Corsi Araújo 
.

8.10.12





Queridos amigos e seguidores do Blog,

É com muita alegria e satisfação que convido vocês a conhecerem a minha página no Face Book que terá além das novidades do blog,  algumas matérias curtinhas do meu dia a dia como dicas de lugares que visitei, pratos que comi e produtos novos no mercado.

E olha só, não é só para visitar é também para dar você um "like" assim você receberá as atualizações na sua página de notícias e dessa maneira nossa comunidade irá crescendo junto com você .

Será muito bem vinda também a participação nesse espaço aberto a todos.
Espero vê-los por lá muuuitas vezes,

beijos,
Tutu

Para acessar clique AQUI

  • agradecimentos especiais à André GB e à Sílvia Ribeiro

.

6.10.12




Apesar de diariamente estar trabalhando com montagem de cardápios me deparei com um novo desafio domestico: dieta sem glutem por 3 meses por recomendações médicas, conforme relatei na postagem anterior.

O que tinha que tirar: trigo, cevada, aveia e centeio. Me lembrei de um delicioso cuscuz de quirela ou quirera (milho quebrado) que comi num restaurante e adaptei uma receita que tinha de couscuz marroquino. Virou um prato bem bacana, desses que você faz quando vem uma visita importante e você quer fazer bonito. Não parece nem um pouco um prato de quem está com restrição alimentar.

A dificuldade está em achar a quirela. Não tem no Pão de Acúcar nem no St Marché que estão próximos de minha casa. Achei no mercado Municipal da Lapa. Tem também na Casa Santa Luzia.

CUSCUZ DE QUIRELA LIMÃO E ESPINAFRE
Para 4 pessoas

Ingredientes

1 xícara de quirela de milho  (150g)
2 xícaras de caldo de legumes ou água
1 colher de chá de réstias de limão
1 colher de sopa de suco de limão siciliano
1 colher de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino moída na hora
100 g de espinafre baby
1 dente de alho
flocos de sal Maldon

Modo de preparo

1. Cozinhar a quirela como se cozinha um arroz: para uma medida de quirela, 2 medidas de caldo de legumes;

2. Depois de pronto, soltar a quirela com o auxílio de um garfo do mesmo modo que se faz com um couscous marroquino;

3. Misturar as réstias e suco de limão, o azeite, o sal e a pimenta;

4. À parte aquecer as folhas de espinafre com azeite e alho, misturar ao cuscuz e servir.

Antes de levar à mesa salpicar flocos de Sal Maldon.


  • foto arquivo pessoal
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...